top of page
  • paulo4508

Especialistas discutem competitividade em painéis multisetoriais


O Fórum de Competitividade, uma parceria entre o Movimento Brasil Competitivo e a Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo, contou com quatro painéis reunindo representantes do setor público - parlamentares, governo federal e governos estaduais - empresários de renome e especialistas da academia e consultores qualificados para discutir temas fundamentais para destravar a economia nacional.


O primeiro painel abordou a questão de uma maneira mais ampla incluindo crédito, educação, formação de mão de obra, reformas estruturantes e mudanças de paradigmas e métricas dos setores público e privado. Com o Tema Rotas para a retomada da competitividade, ele contou com a presença do deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), presidente da Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo; da secretária de Planejamento do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos; do presidente do Conselho de Administração do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco; e do CEO da Toyota no Brasil, Rafael Chang




O segundo painel, realizado logo após o almoço, trouxe um debate riquíssimo sobre um tema no qual o Brasil está acostumado a ser protagonista e que está na agenda mundial: a sustentabilidade. O título do painel foi: o Brasil e a economia verde e foi fundamental para apresentar as ideias de descarbonização, bioeconomia, economia circular, energias renováveis e como o Brasil tem a ensinar às demais nações do mundo como é possível conciliar crescimento e desenvolvimento com preservação dos recursos naturais.

O painel contou com a participação do senador Alessandro Vieira (PSDB-SE); do governador do Pará, Helder Barbalho; do secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Rodrigo Rollemberg; da sócia da consultoria Systemiq e co-fundadora da Aya Earth Partners, Patrícia Ellen; e do diretor-executivo da Citrus Brasil, Ibiapaba Netto.



O terceiro painel - Infraestrutura para a competitividade - trouxe à mesa de discussões um problema sério que trava a economia brasileira. Os gargalos na infraestrutura, a necessidade de ampliação de investimentos, de garantias de crédito para obras estruturantes, de multiplicação dos modais de transportes. Participaram desse painel o ministro dos Transportes, Renan Filho; do vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta; do diretor-executivo da Sinprifert, Bernardo Silva; a CEO da Moveinfra, Natálissa Marcassa e o deputado e diretor de infraestrutura da FPBC, João Maia (PL-RN).


Por fim, um tema que movimenta a economia, atrai a atenção dos jovens, tem potencial para gerar emprego e renda crescentes nas próximas décadas e que precisa de atenção especial na formação da mão-de-obra, nos investimentos para infraestrutura necessária e no processo de inclusão cada vez maior dos brasileiros: a transformação digital como diferencial competitivo contou com a presença do deputado federal e secretário-geral da Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo, Júlio Lopes (PP-RJ); do presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet; do CEO da Gringo, Rodrigo Colmonero e do secretário de governo digital, Rogério Mascarenhas.

Confira o painel na íntegra no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=0i3blLwFXBo




Comments


bottom of page