top of page
  • paulo4508

BR+ Competitivo debate a necessidade de investimentos e diversificação na infraestrutura brasileira


O episódio do BR+ Competitivo trata de um tema vital que impulsiona ou trava o desenvolvimento econômico de qualquer país: a infraestrutura. O Brasil tem vários gargalos nesse setor, baixo poder de investimento público e necessidade de criação de condições mais atrativas para assegurar recursos privados, seja por meio das PPP´s, concessões ou privatizações. Para debater esse assunto, o BR+ Competitivo traz o administrador e executivo, Paulo Kakinoff, ex-presidente da Gol e o economista, professor da Fundação Getúlio Vargas e diretor da GO Associados, Gesner de Oliveira.


Existem, na visão dos convidados, mecanismos para impulsionar os investimentos. “O projeto de lei em tramitação no Senado pode direcionar ou abrir a possibilidade de fundos institucionais investirem em infraestrutura. Isso vai permitir que a gente financie de forma mais eficiente e barata esses projetos de longo prazo. Ainda falta no Brasil esta tradição de investimentos em projetos de longo prazo”, afirmou Gesner Oliveira.

Além de problemas de financiamento, a matriz de infraestrutura é desequilibrada, privilegiando o modal rodoviário. Uma das propostas dos “12 compromissos para um Brasil Competitivo”, lançando pelo Movimento Brasil Competitivo e a Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo, com o apoio de mais de 50 entidades setoriais e empresariais, é reequilibrar esse cenário, fortalecendo os modais ferroviário, aeroviário e aquaviário, por exemplo.

“Em todos os países em que se criou uma alternativa ao sistema rodoviário foi criada uma matriz com uma atividade intensiva do capital privado para o desenvolvimento. Marcos regulatórios, incentivos à privatização ou criação de novas linhas. Há um futuro bastante promissor desde que a gente siga compromissado com o aprimoramento desses pontos que tragam segurança jurídica, regulação adequada para que essa relação entre o público e o privado seja sempre pautado pela lisura e pela eficiência”, completou Paulo Kakinoff.


Veja esses e outros tópicos de discussão sobre o tema no episódio 4 do BR+ Competitivo.


🎧Confira o episódio #04: Como ampliar a infraestrutura logística do Brasil?





Comments


bottom of page