top of page
  • paulo4508

Arnaldo Jardim defende competitividade no acordo Mercosul-União Europeia

Atualizado: 23 de fev. de 2023


O presidente da Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo, deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), participou do programa Expressão Nacional, da TV Câmara, para debater o acordo comercial Mercosul-União Europeia. Além dele, também participaram o deputado Nilto Tatto (PT-SP); a assessora do Instituto de Estudos Sócio-Econômicos (Inesc) Tatiana Oliveira e a diretora de Relações Internacionais da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Suemi Mori.


Arnaldo celebrou o fato de que o acordo, depois de décadas de paralisação, esteja sendo novamente debatido. Mas ressaltou que é fundamental uma visão estratégia de negociação. "Ninguém pode achar que vai ter a integridade de seus pleitos atendidos. Temos de ceder em uns para ganhar em outros", ponderou.


O parlamentar lembra que nosso objetivo é aumentar a exportação de produtos com maior valor agregado. Mas que não basta queremos que isso esteja presente no acordo. "Nós temos de ter competitividade para fazer isso. Queremos retirar travas para que isso aconteça".


Segundo ele, um dos principais problemas são os subsídios que os países europeus concedem aos produtores rurais locais. "Queremos que os subsídios sejam retirados, pois isso vai aumentar nossa competitividade. E nos permitirá desenvolver alguns setores, como as médias e pequenas propriedades, a agricultura familiar, a produção de frutas", enumerou.


Da parte brasileira, o presidente da Frente Parlamentar do Brasil Competitivo defende que o país retire a tarifa de importação de alguns setores, sobretudo os bens de capital, "para agregar mais competitividade ao nosso parque industrial". E lembrou que o Brasil pode ser a vanguarda da economia verde.


"Temos biodiversidade, uma matriz energética limpa, estamos discutido o uso de biodiesel, etanol, biogás. Precisamos ter o reconhecimento em relação aos nosso avanços ambientais. O agro defende desmatamento zero", completou Arnaldo.


Veja a entrevista completa em: https://www.youtube.com/watch?v=cLKljyHbUIg


Assista também ao episódio 09 do BR+ Competitivo, que discutiu formas para aumentar a inserção do Brasil na economia global.

➡️ Quer saber mais? Ouça o podcast BR+ Competitivo em:


🎧 Spotify:https://spoti.fi/3lczDtX


🎧Amazon: https://amzn.to/3jEM4yo


📹Youtube:https://bit.ly/3JNdZGV



Comments


bottom of page